13 de set. de 2009

Dica de alguns bons livros

História Mundial do Teatro
Berthold, Margot
Com mais de 400 ilustrações, esta obra aborda o teatro primitivo, das civilizações islâmicas, indo-pacíficas, da China, do Japão, da Grécia, de Roma e Bizâncio; analisa a arte do palco da Idade Média, da Renascença e do Barroco; passa pela era da cidadania burguesa, e do naturalismo até o presente, acompanhado de vasta bibliografia e de um índice remissivo.

Jogos Teatrais na Sala de Aula - O Livro do Professor
Viola Spolin
Parte de um projeto - que se tornou uma grande contribuição ao ensino de teatro nas escolas e universidades como à prática artística de um modo geral -, este 'Jogos teatrais na sala de aula' é uma demonstração ao vivo do quanto o jogo, com toda a sua força mobilizadora e materializadora das energias humanas, pode ter uma extraordinária função pedagógica, traduzindo esse potencial da ludicidade num poderoso instrumento de aprendizagem. Ao conduzir alunos/atuantes a desenvolver habilidades de performance artística, estabelece uma forma de criação articulada com as subjetividades de cada um, em face dos mais variados exercícios propostos. Nesse envolvimento com os jogos teatrais, os alunos aprenderão regras básicas 'para contar histórias, apreciação da literatura e construção de personagens'. Os atuantes lidam com situações pouco familiares sem perder o sentido de grupo ou o foco. O formato do jogo demanda sempre um problema a ser enfrentado, sempre habilidades a desenvolver - professor e aluno abandonam posições opostas e revelam-se parceiros - diretor e ator? O corpo vai para o centro do palco. O material do teatro integra a sala de aula através de gestos e atitudes experienciados 'concretamente no jogo, sendo que a conquista gradativa de expressão física nasce da relação que deve ser estabelecida com a sensorialidade'. Baliza de performance renovadora, este livro proporciona um sistema pedagógico dos mais ricos que se mostra indispensável experimentar em salas de aula num país com as particularidades do Brasil.
Jogos para Atores e Não-Autores
Versao mais completa do ja celebre manual de jogos e exercicios do teatrologo. O livro sistematiza os exercicios utilizados pelo Teatro de Arena entre 1956 e 1971, oferecendo metodos de importancia inestimavel para o ator e para o homem comum.

O Arco-íris do Desejo - Método Boal de Teatro


Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas
Augusto Boal
Boal revela suas descobertas sobre improvisação, "Teatro Forum" e "Teatro Imagem" contidas na essência de seu "Teatro do Oprimido". As técnicas ajudam a entender o conflito entre o desejo e a vontade.

Uma das razões da popularidade do Teatro do Oprimido - criado originalmente quando seu autor, Augusto Boal, iniciava um exílio de 15 anos, durante o governo militar - está no fato de não se tratar de uma simples cartilha dogmática. Publicado pela primeira vez em 1973, traduzido para mais de 25 idiomas e utilizado em mais de 70 países, o "Teatro do Oprimido" é um método de pesquisa e criatividade que tem como objetivo a transformação pessoal, política e social e que pode ser usado por todos aqueles que se enquadrem na categoria "oprimidos", sejam operários, camponeses, mulheres, negros, homossexuais. A idéia de transformar o espectador em elemento ativo na encenação pretende iluminar as formas sutis ou declaradas de dominação e exclusão social, proporcionando outras maneiras de ver o mundo e as relações sociais. Para Augusto Boal, o importante é re-situar o indivíduo em seu entorno, apontando novas perspectivas de relações de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário