28 de set. de 2009

A Estética do Oprimido

"A Estética do Oprimido tem por fundamento a certeza de que somos todos melhores do que pensamos ser, capazes de fazer mais do que realizamos: todo ser humano é expansivo. A proposta é de promover à expansão da vida intelectual e estética de todos os seus participantes, a sua capacidade de compreensão do mundo e as suas possibilidades de transmitir aos demais membros de suas comunidades – bem como aos de outras – os conhecimentos adquiridos, descobertos, inventados ou re-inventados.
A Estética do Oprimido se baseia no fato científico de que quando, em cada indivíduo, são ativados os neurônios da percepção sensorial – células do sistema nervoso – esses neurônios não ficam lotados de barriga cheia, como bytes de um computador, armazenando informações estáticas. Eles não se esgotam nem se repletam – o saber não ocupa espaço, diz a sabedoria popular! Ao contrário dos bytes solitários, os neurônios estimulados formam circuitos que se tornam cada vez mais capazes de receber e transmitir mais mensagens simultâneas – sensoriais ou motoras, abstratas ou emocionais – enriquecendo suas funções e ativando neurônios vizinhos para que entrem em ação, criando redes cada vez maiores de circuitos conjugados que nos fazem lembrar outros circuitos, estabelecendo relações entre circuitos que, entre si, mantenham alguma semelhança ou afinidade, o que nos permite criar, inventar, imaginar.
A Estética do Oprimido visa desenvolver, nos integrantes de grupos de oprimidos organizados com os quais o CTO trabalha, todas as formas estéticas de percepção da realidade. Nele, três são as vertentes principais: Palavra, Imagem e Som. [ . . .]"

Livro inédito de Boal será lançado no RJ (29/9) e SP (1/10)






Autor: Ney Motta
leia mais: http://ctorio.org.br/novosite/imprensa/releases/livro-inedito-de-boal
leia também: http://www.garamond.com.br/arquivo/boal.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário